segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Família na Escola

Família...

Cada um tem a sua do seu jeito, mas não menos importante. 

Existem famílias formadas por muitas e por poucas pessoas, famílias com duas mães ou dois pais, avós que são mães e pais, mães que são pais também, pais que são mães, amigos que são os parentes que não se tem e por aí vai.

Por essa razão resolvemos dedicar um momento para uma reflexão da família que temos e o que procuramos fazer para mantê-la funcionando e, principalmente, o que os responsáveis têm feito para cuidar e proteger os seus pequenos e pequenas.

O evento foi pensado de maneira a não cair na mesmice e promover momentos de troca entre a criança e seu responsável.

A recepção aconteceu ainda no portão da escola desejando a todos que chegavam um excelente dia e uma manhã proveitosa. Em seguida, os pais foram encaminhados para um breve café da manhã para que depois fosse dado prosseguimento ao evento.

Em um primeiro momento aconteceu uma palestra com Marisa Brum, da Secretaria Municipal de Educação - Equipe de Orientação Educacional - com o tema "Filhos, o que eu tenho a ver com isso?", onde os pais e responsáveis pelos alunos puderam fazer uma viagem aos seus próprios interiores e buscar algumas sensações e sentimentos que por muitas vezes ficam perdidos ou até mesmo esquecidos.

Em um determinado momento da palestra, os responsáveis foram divididos em equipes, para que, em grupos, expusessem os sentimentos que pairavam em seus corações e para uma reflexão sobre o que queriam para o futuro de seus filhos.

Depois da exposição dos trabalhos, os pais e responsáveis se dirigiram ao pátio externo a fim de buscar seus filhos para que fossem encaminhados para as salas das sensações.

As salas das sensações foram pensadas com o propósito de focar nos sentidos que muitas deixamos passar em relação ao nossos filhos: o falar, o saber ouvir, o tocar, abraçar, beijar.

O momento de falar aconteceu durante a exposição dos trabalhos; o ouvir aconteceu em uma sala escura, onde todos entravam vendados (tanto alunos quanto pais e responsáveis) e, em silêncio, ouviram uma história de uma criança que era maltrata física e psicologicamente pelos pais. Barulhos fortes, estridentes completaram a concepção da sala. Foi um momento de fazer uma auto análise.

Uma outra sala montada fazia referência ao toque, ao tato.
Pais e alunos participaram de um momento de relaxamento onde  um deveria massagear o outro em pontos específicos baseados no Do-In, que é uma técnica de massagem chinesa que leva alívio e, até mesmo, cura para certas dores através da pressão dos dedos sobre pontos específicos do corpo humano.

Os responsáveis levaram como lembrança o óleo que receberam para participar da massagem.

Depois de passarem pelas salas temáticas, os pais e responsáveis juntamente com seus filhos se dirigiram ao pátio interno onde assistiram a dois vídeos: o primeiro foi uma mensagem intitulada "Carta de uma criança" e o segundo foi a música do grupo Anjos de Resgate "Tua família".

Foi uma manhã muito gostosa e reflexiva e ao término do evento foi possível observar que o objetivo foi alcançado, pois os agradecimentos foram bastante calorosos.


Preparativos para o evento


Chegada das famílias


Café da manhã pedagógico


Palestra com Marisa Brum


Hora de trabalhar com as famílias...


Apresentação dos trabalhos

Grupo 1



Grupo 2




 Grupo 3



 Grupo 4


 Após a apresentação dos trabalhos, cada responsável se dirigiu até o pátio para buscar seu filho. 


As professoras Marilza, Sheilla, Lorraine e Simone ficaram encarregadas por conduzir os responsáveis e as crianças para as salas temáticas.


Aguardando a entrada nas salas.


Sala do toque


Encerramento









Nenhum comentário:

Postar um comentário